1 Configuração inicial do F123Light

Ao ligar pela primeira vez seu computador com o cartão microSD contendo o F123Light, o processo de carga será mais longo que o normal, pois o sistema irá descomprimir e preparar o sistema de arquivos para ocupar todo o espaço disponível em seu cartão microSD. Quanto maior for seu cartão, mais tempo este processo irá levar. Em qualquer caso, isso não deve levar mais do que 2 ou 3 minutos.

Se você é cego e está navegando por esta documentação utilizando um leitor de telas, observe que é fácil navegar pelos tópicos localizando os cabeçalhos. Além da hierarquia natural de organização, onde cabeçalhos de nível 1 representam capítulos e demais cabeçalhos as seções de cada capítulo, geralmente você poderá encontrar tabelas com teclas de atalho sob cabeçalhos de nível 3.

1.1 Comandos básicos para os leitores de tela Orca e Fenrir no F123Light

Muitos usuários ficarão felizes em saber que, pela primeira vez na história, será possível utilizar novos leitores de tela sem ter de aprender uma porção de comandos novos. Isso porque, se você é usuário do leitor de tela NVDA, se sentirá em casa com as combinações de teclas utilizadas no Orca e no Fenrir, os dois leitores de tela utilizados no F123Light.

Já que o F123Light tem dois leitores de tela, em vez de chamar a tecla do leitor de tecla Orca, Fenrir, ou NVDA, vamos chamar a tecla simplesmente de leitor. Por exemplo, quando tiver que apertar e segurar as teclas insert ou Caps Lock e apertar F12 para escutar a hora, será escrito apenas leitor+F12.

1.1.1 Controles para volume, velocidade e tom da fala

Como no NVDA, você pode utilizar Insert, Control e as setas para modificar parâmetros da fala como volume, velocidade e tonalidade. O Orca e o Fenrir também possuem uma tecla modificadora. Usualmente esta tecla é o Insert, mas poderá ser o CapsLock se o leitor de tela estiver configurado para o modo computador portátil (laptop). Para alternar rapidamente entre modo laptop e desktop no leitor de tela, tecle leitor+Shift-esquerdo.

Para modificar volume, velocidade ou tom da fala, segure leitor+Control, e use as setas esquerda e direita para encontrar o parâmetro desejado. Ao encontrá-lo, use setas acima e abaixo para aumentar e reduzir seu valor.

Quando volume, velocidade e tom da fala estiverem no nível desejado, simplesmente solte leitor+Control e continue a utilizar seu computador normalmente.

1.1.2 Utilizando o modo de aprendizado, tutorial ou ajuda

Pressionando as teclas leitor+1, o leitor de tela irá ativar seu modo tutorial, que lhe permitirá pressionar qualquer tecla e escutar seu nome e sua função, caso o leitor de tela houver atribuído alguma função a ela. Enquanto o modo tutorial estiver ativo, pressionando qualquer tecla ou combinação de teclas você irá ouvir o que elas fazem, mas o sistema não irá realizar nenhuma ação. Então esta é uma boa maneira de aprender sobre o leitor de tela e seu teclado.

Para desativar o modo tutorial, simplesmente pressione a tecla Escape, também identificada por Esc. A tecla Esc pode ser encontrada no canto superior esquerdo na maioria dos teclados.

1.1.3 Revisando a tela

Como na maioria dos leitores de tela, ambos Orca e Fenrir utilizam o teclado numérico (também chamado teclado estendido) nos teclados grandes para muitos dos seus comandos. Especialmente para comandos de movimento, como ler linha, palavra e caractere anterior, corrente e próximo.

Assumindo que você esteja utilizando um teclado grande que possua um bloco numérico à direita, você poderá utilizar números 7, 8 e 9 para ler a linha anterior, a linha atual e a próxima linha. Números 4, 5 e 6 para ler a palavra anterior, a palavra atual e a próxima palavra. E números 1, 2 e 3 para ler o caractere anterior, o caractere atual e o próximo caractere.

Se estiver utilizando o leitor de tela em modo computador portátil (laptop), em outras palavras, assumindo que você não possua um bloco numérico à direita do seu teclado, então você precisa segurar a tecla Caps Lock, e pressionar as letras U, I e O, para ler as linhas anterior, atual e próxima. Letras J, K e L, para as palavras anterior, atual e próxima, e M, Vírgula e Ponto, para os caracteres anterior, atual e próximo.

Você pode alternar entre modo desktop ou laptop com o comando leitor+Shift-esquerdo.

Claro que se você utilizou o comando de troca rápida de idiomas, o layout do teclado e o corretor ortográfico serão reconfigurados de acordo. No entanto, a posição dos comandos permanecerá a mesma, ou seja, pressionando CapsLok, você poderá utilizar sua mão direita na posição padrão para realizar a leitura.

1.2 Escolhendo o idioma do sistema operacional

A primeira versão do F123Light está disponível em inglês e em português do Brasil, e logo estará disponível também em espanhol e árabe. Inscreva-se na lista de e-mails correspondente ao idioma do seu interesse, para ser notificado quando uma versão em seu idioma estiver disponível.

Na primeira vez que o sistema for inicializado, você terá a chance de escolher em qual idioma o sistema será utilizado. Pressione ‘Enter’ para selecionar o idioma inglês, ou use as teclas acima e abaixo para selecionar uma outra opção e pressione ‘Enter’. Ao fazer isso, o sistema soará um sinal e reiniciará no idioma escolhido.

Se você escolher um idioma que não seja suportado oficialmente, provavelmente a interface não estará completamente traduzida para o idioma escolhido.

1.3 Alterando as senhas do sistema

Outra coisa que lhe será perguntada ao inicializar o sistema pela primeira vez, refere-se à alteração das senhas do sistema. Se você pretende testar o sistema apenas por alguns minutos, então não há necessidade de alterá-las. No entanto, se você planeja utilizar o sistema por mais tempo, então recomendamos que não utilize as senhas padrão.

Ao pressionar Enter em “Sim”, você terá a chance de alterar ambas as senhas do usuário padrão e do administrador. Aqui estão algumas informações que lhe poderão ser úteis:

O nome do usuário padrão no F123Light é: f123

Observe que a letra “f” é em minúscula.

A senha para o usuário padrão é exatamente a mesma: f123

O nome padrão do administrador (root) é: root

Aqui também o nome é inteiramente em minúsculas.

A senha do administrador é exatamente a mesma, também em minúsculas: root

1.4 Configurando o WiFi

A maneira mais rápida de obter acesso à Internet é conectar um cabo de rede da interface do dispositivo a um roteador. Mas a maioria dos usuários finais costumam dispor de acesso sem fio através de redes WiFi.

O assistente de configuração que o auxilia quando você inicializa o sistema pela primeira vez também irá lhe perguntar se deseja configurar o acesso à Internet através de uma rede WiFi. O acesso à Internet será necessário no momento de configurar a região em que você está.

Configurar o WiFi é simples, bastando utilizar setas acima e abaixo para selecionar sua rede na lista de redes disponíveis, e pressionar Enter.

Em seguida, forneça a senha da rede.

1.5 Selecionando sua região

O sistema operacional F123Light às vezes precisa saber em que parte do mundo você se encontra. Isto é necessário para descobrir a data e o horário corretos. Assim o sistema pode, por exemplo, saber se um lançamento de software é realmente o mais recente.

Primeiro você deve usar as setas acima e abaixo para escolher uma região, e então pressionar Enter.

Em seguida, você deve escolher a cidade onde você vive dentre as cidades listadas e pressionar Enter. Como a lista contém somente as cidades maiores, é possível que sua cidade não esteja na lista. Nesse caso, escolha alguma cidade próxima observando que esteja no mesmo fuso-horário.

É possível saltar rapidamente para os nomes das cidades pressionando a primeira letra do seu nome, e continuar a pesquisar com as setas acima e abaixo.

2 Introdução ao Básico

Nesta seção, descreveremos os comandos e atalhos que você pode usar para operações rotineiras no F123Light. Como o sistema está em rápido desenvolvimento, pode haver momentos que a documentação não corresponda perfeitamente à versão mais recente do software. Caso você encontre dificuldades, por favor nos informe por meio de uma das nossas listas de discussão.

2.1 Teclas para abertura de aplicativos

A seguir temos combinações de teclas para abrir alguns aplicativos no F123Light. Observe que quando for necessário pressionar mais de uma tecla simultaneamente, um sinal de + será colocado entre elas. Então você deve pressionar a primeira tecla, pressionar a segunda juntamente com a primeira e, em alguns casos, pressionar uma terceira. Então, Ctrl+Alt+O não pode ser pressionado iniciando pela letra “o”. Além disso, uma vírgula será utilizada quando uma combinação de teclas tiver de ser solta antes de uma nova combinação ser pressionada, como no exemplo:

Alt+Escape, Shift+O

2.1.1 Atalhos de teclado para abrir aplicativos

Teclas Ação Comentário
Ctrl+Alt+W Abre o navegador Web Normalmente o Mozilla Firefox, mas isso pode ser alterado em “Configurações”.
Ctrl+Alt+F Abre o gerenciador de arquivos -
Ctrl+Alt+M Abre o gerenciador de e-mails Normalmente o Mozilla Thunderbird
Ctrl+Alt+T Abre o editor de textos O editor de textos padrão se chama Pluma
Ctrl+Alt+N Ativa o leitor de tela O mesmo pode ser feito com Ctrl+Alt+O (versões antigas funcionam com Alt+Escape, Shift+O)
leitor+Alt+S Reinicia o leitor de tela Se com Ctrl+Alt+N o leitor de tela não tornar a falar, esta opção irá reiniciar com as configurações padrão.
Ctrl+Alt+I Abre o mensageiro instantâneo O mensageiro Pidgin é compatível com o Telegram e várias outras redes
Ctrl+Alt+H Abre o manual do usuário Ainda não implementado

2.1.2 Atalhos de teclado para o F123Light

Teclas Ação Comentário
Alt+F2 Diálogo “Executar” Permite escrever um comando para abrir uma aplicação que não esteja nos menus
Alt+F4 Fecha a janela atual Em algumas aplicações funciona melhor pressionar Ctrl+Q
Alt+Tab Alterna a janela ativa Alterna para outra aplicação previamente aberta. Também pode ser usado Alt+Shift+Tab
Ctrl+F12 Ativa ou desativa o microfone Ativa ou desativa o microfone no Mumble, se esta aplicação estiver rodando.
Ctrl+Escape Abre o menu principal O mesmo que pressionar ‘Super’ ou ‘windows’
Alt+F1 Abre o menu principal O mesmo que pressionar ‘Super’ ou ‘windows’
Alt+Escape, F1 Chama por ajuda Isso permitirá que alguém do seu grupo tenha acesso remoto ao seu computador quando você precisar de ajuda (em desenvolvimento)
Shift+F10 Clique direito Simula um clique com o botão direito do mouse (a Tecla “Contexto”, à esquerda ou à direita da tecla Control produz o mesmo efeito)
leitor+Shift-esquerdo alternar modo do teclado Muda entre modo desktop e laptop
Alt+Shift-esquerdo Alternar teclado Se o layout do seu teclado não é o padrão US, isso irá alternar entre o layout personalizado e o layout padrão US
Alt+Escape, C Abrir terminal Recomendado para usuários experientes

2.2 Configurando o Bluetooth

Conectar dispositivos bluetooth como teclados ou headsets no F123Light é razoavelmente simples.

2.2.1 Iniciando conexões Bluetooth

2.2.1.1 Pareando Headsets e caixas de som

2.2.1.2 Pareando um teclado

2.2.2 Todos os dispositivos estão pareados e conectados

2.3 Uma introdução ao editor de texto

O editor de texto padrão no sistema F123Light se chama Pluma. Este editor é pequeno em tamanho, rápido, fácil de utilizar e rico em funcionalidades. Você pode abri-lo através do menu Escritório, ou pressionando Ctrl+Alt+T

As teclas de atalho utilizadas na versão do Pluma para o F123Light foram configuradas de maneira que usuários habituados com o Windows ou outros ambientes gráficos rapidamente se sintam adaptados a ele. Semelhante a outros sistemas, você facilmente poderá acessar o menu pressionando F10. Ou, se já sabe qual dos menus deseja e sua tecla de atalho, Você pode ir diretamente a ele pressionando algo semelhante a Alt+A para o menu ‘Arquivo’.

2.3.1 Atalhos de teclado para os menus no editor de texto Pluma

Teclas Ação Comentário
F10 Abre a barra de menus Usando setas esquerda e direita escolha um submenu, e setas acima e abaixo para escolher uma opção dentro do submenu.
Alt+A Menu arquivo Inclui Novo, Salvar, Salvar como e mais
Alt+E Menu Editar Inclui Inserir data e hora, Preferências e mais
Alt+E Menu Exibir -
Alt+P Menu Pesquisar Inclui Localizar, Substituir, Ir para, e mais
Alt+M Menu Ferramentas Inclui Verificar ortografia, Definir idioma, Estatísticas do documento e mais
Alt+D Menu Documentos Inclui alternar para os documentos abertos e mais
Alt+A Menu Ajuda -

Observe que para algumas funções, mais de uma combinação de teclas de atalho estão disponíveis. Isso porque, dependendo de qual seja seu editor favorito, esperamos que você encontre as teclas que você já esteja habituado a utilizar. Por exemplo, para fechar o documento, que pode ser com Ctrl+W ou com Ctrl+Q. Como ambas funcionam na versão do Pluma para o F123Light, provavelmente você poderá continuar a utilizar as combinações de tecla que esteja habituado.

2.3.2 Atalhos de teclado para operações frequentes no editor de texto Pluma

Teclas Ação Comentário
Ctrl+O Abrir arquivo Isso não irá fechar nenhum arquivo aberto anteriormente. Consulte no menu Documentos quais arquivos estão atualmente abertos
Ctrl+S Salvar Salva o arquivo atual
Ctrl+Shift+S Salvar como Salva o arquivo atual com um novo nome
Ctrl+w Fechar documento Se o documento possuir alterações não salvas, Pluma irá perguntar se deseja salvar as alterações.
Ctrl+q Sair do Pluma Se algum arquivo aberto possuir alterações não salvas, Pluma irá perguntar se deseja salvar as alterações.
Alt+F4 Sair do Pluma Se algum arquivo aberto possuir alterações não salvas, Pluma irá perguntar se deseja salvar as alterações.
Shift+F7 Inicia a verificação ortográfica -
Shift+setas de direção Selecionar texto Uma vez selecionado, o texto pode ser recortado ou copiado com Ctrl+X e Ctrl+C, e posteriormente colado com Ctrl+V
Ctrl+setas esquerda ou direita Move uma palavra Provê uma maneira rápida de deslocar entre as palavras de uma sentença
Ctrl+Backspace Apagar uma palavra Uma maneira rápida de apagar uma palavra
Ctrl+Home Move para o início do documento -
Ctrl+End Move para o fim do documento -
End Move para o fim da linha -
Home Move para o início da linha -
Alt+number Alterna para outro documento ou aba O mesmo comportamento no Mozilla Firefox e no gerenciador de arquivos
Ctrl+f Localizar texto -
Ctrl+h Localizar e substituir -

2.4 Introdução ao gerenciador de arquivos

O gerenciador de arquivos no F123Light é chamado PCmanFM, e utilizá-lo é bem mais fácil que lembrar seu nome. De fato, se você está habituado ao Windows Explorer ou ao Náutilus, se sentirá em casa.

Você pode abrir o gerenciador de arquivos pressionando Ctrl+Alt+F, ou descendo pelas opções do menu principal com seta para baixo.

Uma vez aberto o gerenciador de arquivos, a qualquer momento pressione F10 para ter acesso à barra de menus. Utilize setas esquerda e direita para escolher um submenu, e setas acima e abaixo para escolher uma das opções. Contudo, com as combinações de teclas listadas a seguir, será ainda mais rápido executar as operações.

Usuários avançados que estejam utilizando o console ou a versão baseada em interface de texto do F123Light, poderão acessar o DragonFM, que segue a maioria das combinações de teclas listadas aqui. Mas nem todas. Tão logo este gerenciador de arquivos esteja pronto, disponibilizaremos uma tabela completa com seus comandos.

Observe que utilizaremos os termos pasta e diretório indistintamente, para designar um local do cartão de memória ou do disco que pode conter diversos arquivos e pastas.

2.4.1 Atalhos de teclado para os menus do gerenciador de arquivos

Teclas Ação Comentário
Enter Abre um arquivo ou pasta -
Del ou Delete Remove um arquivo ou pasta -
F2 Renomeia um arquivo ou pasta -
F4 Abre a linha de comando Digite ‘exit’ para retornar ao gerenciador de arquivos
F10 Ativa os menus -
Ctrl+Shift+N Nova pasta -
Ctrl+Alt+N Novo arquivo Cria um novo arquivo de texto
Alt+Home Retorna à pasta home -
Backspace Pasta anterior -
Caractere Saltar para o arquivo Método simples para saltar para o próximo item iniciando com o caractere digitado
Ctrl+T Abre nova aba -
Alt+number Alternar para outra aba aberta -
Ctrl+Tab Alterna para a próxima aba Ctrl+Shift+Tab segue na direção oposta
Home Salta para o primeiro item da lista -
End Salta para o último item da lista -
Shift+F10 Propriedades do arquivo ou pasta -

2.5 Introdução ao navegador web no F123Light

Se você já utilizou o Mozilla Firefox ou o Google Chrome no Windows, se sentirá em casa com os mesmos navegadores no F123Light. Enquanto escrevemos, o navegador padrão é o Firefox, mas você pode trocá-lo no submenu “Configurações” do menu principal.

Você pode abrir o navegador dirigindo-se ao menu ‘Internet’, ou pressionando Ctrl+Alt+W. Lembrando que, para abrir o menu principal, você pode pressionar Ctrl+Escape ou Alt+F1.

2.5.1 Atalhos de teclado para ações no navegador

Teclas Ação Comentário
Ctrl+L Abrir página da Web Insira o endereço ou palavras da pesquisa
Tab e Shift+Tab Próximo link e link anterior -
Ctrl+Tab Alternar para outra aba Ctrl+Shift+Tab segue na direção oposta
Alt+number Alterna para outra aba Útil quando várias abas estão abertas
H e Shift+H Próximo cabeçalho e cabeçalho anterior Salta para um elemento marcado como cabeçalho
números 1-6 Salta para o próximo cabeçalho de nível especificado Shift+número salta para trás
K e Shift+K Próximo link e link anterior -
L ou Shift+L Próxima lista e lista anterior -
B e Shift+B Próximo botão e botão anterior -
E e Shift+E Próximo campo editável e campo editável anterior -
R e Shift+R Próximo botão de rádio e botão de rádio anterior -
T e Shift+T Próxima tabela e tabela anterior -
X e Shift+X Próxima caixa de verificação e caixa de verificação anterior Checkbox
C e Shift+C Próxima caixa de combinação e caixa de combinação anterior -
P e Shift+P Próximo parágrafo e parágrafo anterior -
Spacebar Marcar e desmarcar Útil em caixas de verificação (checkboxes)

2.6 Alternância rápida de idiomas

Se você sabe mais de um idioma, você pode alternar rapidamente entre eles com o leitor de tela Orca. Você pode usar a mesma combinação de teclas utilizadas para alterar o volume, velocidade e tom da voz. Ao invés de mover para a direita, use seta para a esquerda uma vez, então use setas acima e abaixo para escolher entre os idiomas que você conhece.

Talvez você esteja se perguntando como o F123Light sabe quais idiomas você fala… Bem, na verdade ele não sabe. Mas há uma maneira simples de informarmos isso a ele: Para adicionar ou remover um idioma, escolha a opção “Alternância rápida de idiomas” no menu “Configurações”.

2.7 Obtendo assistência remota

Se você está “emperrado”, se algo parou de funcionar e você não consegue descobrir o motivo, como corrigir, algum membro da nossa equipe poderá ajudá-lo. Se você abrir o menu de ajuda e escolher “Solicitar ajuda remota ao meu computador”, uma solicitação de ajuda será enviada à equipe F123.

Para obter ajuda, apenas descreva sucintamente o problema que está enfrentando. Para enviar a requisição, escreva um ponto “.” em uma linha vazia.

Observe que este serviço ainda é experimental, e não está disponível 24 horas por dia. Além disso, atualmente somente oferecemos suporte em inglês. Em breve iremos compartilhar nas listas e em nosso blog os horários e idiomas disponíveis, à medida que pudermos estender esse serviço. ### Observações importantes sobre a assistência remota

Solicitar assistência remota permitirá a um membro da nossa equipe acesso total a seu computador. Tudo o que é permitido ao usuário “root” (administrador) estará disponível ao membro da nossa equipe que atender à sua solicitação. Você pode solicitar um log de tudo o que foi feito durante o atendimento.

3 Encontrando ou oferecendo ajuda

3.1 Contribuindo com seu tempo, talento, contatos etc.

Se você valoriza o trabalho que fazemos, sinta-se convidado a colaborar. Você pode ajudar de várias formas. Aqui algumas idéias:

3.2 Nossas listas de E-mail

Para participar de qualquer uma das listas a seguir, basta enviar um e-mail em branco para os endereços indicados. Você receberá um e-mail de confirmação da lista, então basta respondê-lo. Não é necessário escrever nada; basta escolher a opção “Responder” no seu programa de e-mails e enviar a mensagem.

3.2.1 Listas de comunicados

Se tudo o que você deseja é receber de nós um e-mail ocasional, compartilhando as últimas novidades, Participe da nossa lista de avisos. Planejamos enviar apenas uma mensagem por mês ou ainda menos.

3.2.2 Lista técnica em inglês

Usuários com conhecimentos técnicos que se comunicam bem em inglês, podem inscrever-se nesta lista:F123e+subscribe@groups.io

3.2.3 Lista para usuários não-técnicos em inglês

Para quem fala inglês e não é técnico, mas se interessa pelas atividades do dia-a-dia do projeto, como testador, tarefas de escritório, tarefas administrativas dentre outras, inscreva-se enviando um e-mail para F123-Visual-English+subscribe@groups.io

3.2.4 Lista para usuários não-técnicos em espanhol

Los usuarios no técnicos que hablan español pueden unirse a nuestro grupo enviando un mensaje de correo electrónico aF123-Visual-espanol+subscribe@groups.io

3.2.5 Lista para usuários não-técnicos em português

Usuários não técnicos que falam português podem juntar-se a nosso grupo enviando um e-mail para F123-Visual-portugues+subscribe@groups.io

3.2.6 Redes sociais

Quem deseja ter contato com o projeto através das redes sociais deve ter em mente que raramente respondemos postagens nessas redes. Dê preferência a participar das listas ou envie-nos e-mails diretamente. Se deseja compartilhar um link sobre o nosso projeto, compartilhe este aqui: https://guide.F123.org/

3.3 Entrando em contato direto com nossa equipe

Algumas mensagens podem ser melhor encaminhadas diretamente à nossa equipe. Mensagens de e-mail em inglês podem ser enviadas a este endereço, en español a esta dirección, e em português a este endereço](mailto:info@f123.org).


A versão desse documento é: 19.10.17