Página da Voz Letícia

1 Letícia VOISS

1.1 A Primeira Versão da Voz foi Lançada

A voz Letícia já foi lançada oficialmente. Aqui você pode encontrar e compartilhar um vídeo engraçado mostrando a voz, como se ela pudesse conversar com a Sara Bentes.

Você pode obter a versão da Letícia para Android aqui, a versão para NVDA aqui, a versão SAPI 5 aqui, e a versão para Linux aqui.

Se você gostaria de ajudar algum amigo a obter facilmente os links acima ou acessar essa página, sugira a ele ou ela que visite a mesma aqui:
https://leticia.voiss.tech/

Se tiver dúvidas, por favor participe da nossa lista de usuários. Sugestões e comentários também devem ser enviadas a essa lista de e-mail. Você pode se inscrever na lista de testadores da nova voz enviando um e-mail em branco a esse endereço:
leticia-f123+subscribe@groups.io

Lembre que para sair dessa lista de e-mail é fácil, é só enviar um e-mail emb ranco a esse endereço:
leticia-f123+unsubscribe@groups.io

Para postar na lista, envie o seu e-mail para esse endereço:
leticia-f123@groups.io

Se não deseja participar da lista de usuários, mas sim quer ficar sabendo das principais novidades da voz, cadastre-se na nossa lista de anúncios enviando um e-mail em branco para:
leticia-f123-anuncios+subscribe@groups.io

2 A Nossa Organização

A VOISS, a nova F123 Consultoria, já recebeu uma variedade de prêmios por suas inovações tecnológicas e está sempre em busca de parcerias e apoio para novos projetos. Entre em contato conosco se quer nos ajudar a mudar o mundo de quem é cego.

2.1 Ajuda com Futuras Versões

Vamos precisar de pessoas para testar melhorias na voz antes de futuros lançamentos. Se você quer entrar no grupo de testadores da voz, por favor, envie um e-mail em branco, usando o seu Gmail, para a nossa equipe ao endereço:
leticia-f123@f123.org

A nossa equipe tipicamente demora um a dois dias para cadastrar novos usuários no grupo de teste. Sugerimos que siga os próximos passos dois dias depois de enviar o e-mail pedido acima.

O cadastro de um endereço de e-mail que seja do Gmail é uma exigência da Google Play Store. Se você não tem um endereço desses, por favor ajude no teste das versões para Windows ou Linux.

2.2 Perguntas Frequentes

Aqui algumas respostas a perguntas frequentes e sugestões e comentários que valem a pena levar em consideração para que juntos melhoremos cada vez mais a Letícia VOISS:

  1. Dentro do possível, nos ajudaria se e-mails listando palavras que não foram pronunciadas corretamente incluissem várias palavras de cada vez, ao invés de enviar um e-mail por palavra.

  2. No Brasil, a língua portuguêsa apadrinhou uma série de palavras do idioma inglês com uma pronúncia muito peculiar, que não corresponde nem à pronúncia natural do nosso idioma, nem à pronúncia natural do idioma inglês. Em especial, palavras cuja primeira sílaba contenha um “a”, por exemplo app, backup, tag ou math, são pronunciadas como se a vogal “a” fosse um “e” (épp, beckap, tég ou méth). Embora não seja nossa intensão criar uma voz capaz de pronunciar os dois idiomas com naturalidade, sempre que sentirmos a necessidade de incluir uma correção fonética de alguns termos extrangeiros muito utilizados no dicionário interno da voz, nós o faremos tentando nos aproximar ao máximo da pronúncia original. Se você preferir a pronúncia adotada no Brasil, acrescente a palavra ao dicionário de pronúncia do seu leitor de tela.

  3. Ao compartilhar sua experiência, é importante incluir marca e modelo do seu dispositivo bem como versão do Android e do leitor de tela sendo usado nos testes. Da mesma forma, em sistemas Windows e Linux, inclua nome e versão do sistema operacional e do leitor de tela.

  4. Se a voz tem boa qualidade em seu computador e não em seu celular, isso é algo que parece acontecer em alguns modelos de celulares e em outros não. A voz, do ponto de vista de seu software, é a mesma em todos os dispositivos e a diferença deve ser causada pela qualidade do alto-falante e circuitos de áudio de seu celular. Não temos uma solução nesse momento para esse tipo de problema.

  5. Usuários do leitor de tela NVDA muitas vezes nos escrevem avisando sobre a mudança desse leitor de tela com relação à forma como lida com complementos. A versão da Letícia VOISS já leva isso em consideração há alguns meses; mas mesmo assim agradecemos pela preocupação.

  6. Esse projeto tem como prioridade o desenvolvimento de uma voz de boa qualidade que seja absolutamente gratuita e esteja disponível no maior número possível de plataformas, incluindo Android, Linux e Windows. A intenção é oferecer um substituto para o eSpeak e assim beneficiar um grande número de cegos que falam português. A Letícia VOISS não vai ser uma voz extremamente humana, porque queremos que seja ágil, rápida e leve, e que funcione bem mesmo em computadores menos potentes.

Mesmo assim, até a versão de teste já é muito melhor do que a voz eSpeak disponível gratuitamente para todas as plataformas suportadas pela voz Letícia F123. Compare aqui, uma gravação da voz eSpeak e uma gravaçao da primeira versão de teste da voz Letícia VOISS.

  1. Pedimos que sugestões e detalhes sobre problemas sejam compartilhados na lista de e-mail dedicada ao grupo de teste, e não diretamente para alguém da equipe VOISS. Quando os problemas são conversados na lista, temos a chance de ver se tem mais de uma pessoa com a mesma situação, e assim podemos decidir o nível de prioridade que deve ser dado a cada situação. A nossa equipe é pequena, por isso temos a necessidade de priorizar já que nem tudo poderá ser resolvido a curto prazo.

Vale a pena observar que a nossa equipe normalmente não acompanha nem responde a mensagens em redes sociais como Facebook, por motivos relacionados principalmente à falta de tempo nossa e de ética dessas empresas.

  1. Esses períodos de teste são feitos justamente para encontrar problemas. Já resolvemos vários, e esperamos ter a chance de resolver outros. Claro, isso não quer dizer que tudo poderá ser modificado de acordo com as preferências pessoais de cada um. Por exemplo o leve sutaque carioca é parte natural da voz da pessoa escolhida para esse projeto. Nós fizemos o processo de escolha dessa pessoa o mais democrático possível, algo que nunca tínhamos visto em outros projetos de vozes sintéticas. Como em outros processos democráticos, o processo não é perfeito, e sempre tem quem não goste do resultado, mas fizemos aquilo que nos foi possível. No futuro podemos melhorar ainda mais o processo com as sugestões, participação e ajuda de todos.

  2. Já recebemos muitos pedidos de uma versão da Letícia VOISS para uso em dispositivos IOS - para Ipads e Iphones. Não pretendemos desenvolver uma versão para essa plataforma já que o foco de nosso trabalho é em soluções de baixo custo. Se no futuro houver apoio financeiro para o desenvolvimento de uma versão para sistemas IOS, adoraremos atender também a esses usuários.

  3. Com o grande aumento no número de pessoas testando a nova voz, não é viável para a nossa equipe dar atenção individual a todos, e por isso pedimos desculpas. Também agradecemos muito aos testadores mais experientes que generosamente contribuem com sugestões e dicas para aqueles com alguma dificuldade.

  4. Agradecemos a todas as pessoas interessadas em contribuir a sua voz para uma nova voz sintética. Pretendemos criar novas vozes assim que tivermos apoio financeiro para esse propósito.

2.3 O Nome da Voz Letícia

Pretendemos lançar novas vozes no futuro, e achamos divertido colocar a nossa marca como sobrenome da Letícia para termos todas as vozes na mesma família. No entanto, estamos em processo de mudança de marca, então a Letícia F123 virou Letícia VOISS. O processo é um pouco lento, então teremos ainda a marca F123 em listas de e-mail, páginas web e diversos outros lugares; mas nos arquivos da voz a mudança já aconteceu.

3 Versão para Android

A primeira versão da Letícia VOISS já está disponível para usuários de dispositivos Android. Para instalar, use esse link:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.github.olga_yakovleva.rhvoice.android

3.1 Testadores de Futuras Versões Android

Para ser um testador de versões da voz ainda em desenvolvimento, siga os seguintes passos:

  1. Envie um e-mail em branco para esse endereço e espere 48 horas antes de ir à próxima etapa:
    mailto:leticia-f123@f123.org

  2. Depois de 48 horas, nesta página aqui, você precisa aceitar o convite para testar a voz:
    https://play.google.com/apps/testing/com.github.olga_yakovleva.rhvoice.android

  3. Depois de instalar o sintetizador RHVoice, abra o mesmo e escolha Português na lista de idiomas e acione o botão “Instalar”.

    Importante: Se não encontrar português na lista de opções em seu dispositivo Android, isso é porque você aceitou participar no grupo de teste nesta página antes de a nossa equipe ter a chance de adicionar o seu endereço de e-mail ao grupo de teste autorizado. A solução é sair e entrar de novo no grupo de teste nesta mesma página. Mas claro, isso tem que ser feito depois de adicionarmos você ao grupo de teste, o que tipicamente fazemos de 24 a 48 horas depois de recebermos sua mensagem enviada para este endereço de e-mail.

  4. Depois que o idioma estiver instalado, acione o botão “Play” para verificar que a voz está funcionando.

Nota: Quando é lançada uma nova versão da voz, normalmente a atualização ocorre sem problemas. Contudo, às vezes é feita uma modificação maior que oferece certo risco de a voz deixar de falar após o processo. Tal é o caso da atualização ocorrida em 09/09/2019. Se você ainda tem uma versão anterior a essa data, antes de atualizar, recomenda-se trocar de sintetizador e desinstalar temporariamente a voz em Português (não é necessário desinstalar todo o aplicativo RHVoice propriamente dito), então atualizar o sintetizador e reinstalar a voz Letícia.

4 Versões da Letícia VOISS para Windows

4.1 Versão SAPI 5

Para instalar a versão SAPI 5 da voz Letícia basta executá o arquivo, apertar Alt+Y para passar pela área de trabalho segura e o instalador faz o resto.

Caso tenha instalado uma das últimas quatro versões da voz SAPI 5, publicadas dias 08/06, 28/07, 03/08 ou 24/08, pode instalar esta nova por cima sem problemas e ela substituirá todos os dados. Mas se tiver uma versão mais antiga, por exemplo a primeira lançada em março, ficarão duas instalações na máquina; e ao tentar usar a voz, a antiga será ativada. O recomendado nesse caso é primeiro desinstalar todos os três pacotes antigos (a voz, o idioma e o mecanismo do RHVoice) e depois instalar este novo.

Talvez este instalador novo ainda seja importunado por alguns antivírus. Esperamos resolver esse problema num futuro próximo.

Caso algo dê errado, ficarão disponíveis os logs da instalação no diretório:
“%TempYakovleva”.

O instalador para a versão SAPI 5 da Letícia F123 encontra-se em:
https://public.f123.org/download/Leticia-F123/19.09.09/sapi5/RHVoice-Brazilian-Portuguese-voice-Leticia-VOISS-v4.4.5-setup.exe

Assine a nossa lista de anúncios ou a lista de testadores para receber o aviso sobre futuras versões.

4.2 Versão NVDA

Para obter a versão NVDA da Letícia VOISS, siga os passos descritos abaixo.

Caso tenha instalada uma versão anterior da voz como complementos para o NVDA, é necessário desinstalar os complementos correspondentes à voz e ao idioma. Para fazer isso, com o NVDA ativado, pressione insert+n para abrir o menu do NVDA e depois seta abaixo até ferramentas. Pressione Enter, desça com a seta abaixo até Gerir Complementos e pressione Enter.

Usando as setas, procure na lista o complemento cujo nome começa com RHVoice e contém as palavras “voice-leticia” (nesta ordem) e então pressione alt+r. O NVDA perguntará se deseja remover o complemento, responda sim.

Depois, selecione na lista o complemento que começa com RHVoice e contém a palavra language, pressione novamente alt+R e confirme que quer remover.

Saia então do Gestor de Complementos apertando Esc, confirme que quer reiniciar o NVDA e prossiga para instalar a nova versão.

Se não baixou esse arquivo antes, pode baixar este primeiro arquivo aqui: https://dl.bintray.com/olga-yakovleva/NVDA/RHVoice-1.0.0.nvda-addon

O NVDA vai perguntar se deseja instalar o complemento, responda sim. Quando terminar, não precisa reiniciar o NVDA se não quiser, pois ainda falta instalar o outro complemento.

que pode ser encontrado aqui:
https://public.f123.org/download/Leticia-F123/19.09.09/nvda/RHVoice-Brazilian-Portuguese-voice-Leticia-VOISS-4.4.1.nvda-addon

Depois pode reiniciar o NVDA, abrir o diálogo de sintetizador com insert+control+s e escolher o sintetizador RHVoice.

Assine a nossa lista de anúncios ou a lista de testadores para receber o aviso sobre futuras versões.

5 Versão para Linux

A versão Linux da Letícia VOISS ainda não está empacotada para as diferentes versões do Linux, mas o código fonte pode ser encontrado aqui:
https://github.com/Olga-Yakovleva/RHVoice

Usuários de computadores Raspberry Pi 3B+ já podem testar a nova voz em seus sistemas.

Saiba sempre das últimas novidades, assine a nossa lista de anúncios ou a lista de testadores para receber o aviso dessa versão.

6 Para Usuários com Mais Experiência Técnica

6.1 Aumentando a Velocidade Máxima da Voz na Versão para Windows

Quem quiser que a velocidade máxima da Letícia seja maior que os atuais cem por cento, basta criar um arquivo chamado rHVoice.ini, ou abri-lo se ele já existir, e procurar a seguinte linha:
max_rate=2

Se a linha não existir, pode adicionar. Caso já exista, talvez o número seja 2.0 e não 2. De qualquer maneira, troque a linha por:
max_rate=3

Na versão SAPI 5, o arquivo RHVoice.ini deve ficar em:
%appdata%

E na versão para NVDA em:
%appdata%-config

Atenção que, ao reiniciar o leitor de telas, talvez a voz já volte numa velocidade maior.

Aqueles que leem em Inglês podem acessar a seguinte página, que contém informações adicionais sobre o arquivo rHVoice.ini:
https://github.com/Olga-Yakovleva/RHVoice/wiki/Configuration-file

Este recurso não existe ainda na versão da voz para Android.

6.2 Modificando Dicionário da Voz no Windows

Aos usuários mais técnicos que tenham facilidade em lidar com arquivos de configuração em formato texto, a voz Letícia possui um dicionário que aceita entradas para alterar a pronúncia de uma ou mais palavras. Existe um arquivo de dicionário que não se deve modificar, pois ele é sobrescrito toda vez que a voz é atualizada, mas pode ser consultado como modelo para aprender o formato das entradas ou sugerir mudanças aos desenvolvedores. O arquivo chama-se dict.txt.

Na versão da voz para SAPI 5, o dicionário padrão fica em:

C:\ProgramData\Olga Yakovleva\RHVoice\data\languages\brazilian-portuguese\userdict\src

e na versão de complemento para NVDA, fica em:

%appdata%\nvda\addons\RHVoice-F123-Brazilian-Portuguese-language\data\userdict\src

Para ter seu próprio dicionário, copie o dicionário padrão para as pastas abaixo ou crie outro no mesmo formato. Na versão para SAPI 5, coloque em:

%appdata%\RHVoice\dicts\Brazilian-Portuguese

e na versão para NVDA, em:

%appdata%\nvda\RHVoice-config\dicts\Brazilian-Portuguese

É importante lembrar que é preciso reiniciar o leitor de tela para que alterações sejam aplicadas.

Seguem alguns exemplos de entradas possíveis no dicionário. Àqueles usuários que não compreenderem o formato, sugerimos a leitura de algum texto que explique noções básicas de expressões regulares.

; Linhas começadas com ponto e vírgula são comentários.
; O arquivo deve estar em UTF-8.
; Não deve haver espaços entre o símbolo = e o que vem antes e depois.
; Exemplo de entrada:
down=dawn
; A entrada acima diz simplesmente que a palavra down deve ser pronunciada como dawn.
(download=dawnlowd){,s}
; Aqui temos um exemplo de palavra que deve ser pronunciada de outra maneira não apenas no singular mas também no plural. Outros sufixos podem ser usados, não apenas s.
(u=a)plo(a=w)d{,s}
; Este caso é semelhante ao de download, apenas escrito com outra expressão regular. Ela informa que upload será dito aplowd e o plural será também considerado.
Skype=skaipe
; Quando a palavra original contiver alguma maiúscula como nesta entrada, será feita diferenciação entre maiúsculas e minúsculas.
E(x=ks)pl(o=ó)rer
; Esta é outra expressão regular um pouco engenhosa, mas na verdade poderia ser escrita simplesmente como:
Explorer=eksplórer
nvda/i
; A opção /i informa que a entrada deve ser soletrada com os nomes padrão das letras em Português.
; Por último, para adicionar palavras separadas, substitua os espaços por caracteres &, do contrário a entrada não será reconhecida.

6.3 Instalando a Voz sem Usar o Google Play

Existem pelo menos duas formas de se instalar a voz Letícia sem usar o Google Play. Nos dois casos, o primeiro passo é baixar e instalar o aplicativo RHVoice:
https://dl.bintray.com/olga-yakovleva/Android/RHVoice-v1.0.0.apk

Depois de instalar o RHVoice, se o dispositivo tem acesso à Internet, o usuário pode abrir o RHVoice e instalar a voz para o idioma português normalmente.

Se o dispositivo não tem acesso à Internet, o usuário deve instalar os pacotes de idioma e voz separadamente, obtendo os seguintes arquivos:

Idioma:
https://dl.bintray.com/olga-yakovleva/Android/RHVoice-VOISS-Brazilian-Portuguese-language-v1.10.apk

Voz:
https://public.f123.org/download/RHVoice/apk/RHVoice-Brazilian-Portuguese-voice-Leticia-VOISS-v4.4.apk


Documento versão: 19.10.30